Joss Stone nasceu em Dover, Kent, Inglaterra e passou a sua adolescência na vila de Ashill, Devon. Cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin.
Em 2002, saiu da Inglaterra para uma audição em Nova York com Steve Greenberg, o chefe do setor executivo da S-Curve Records.
Após assinar um contrato com a S-Curve, Stone foi para Miami (Flórida) para começar a trabalhar no seu primeiro álbum, The Soul Sessions, lançado a 16 de Setembro de 2003. Colaborou com artistas de credenciais sólidas na cena soul de Miami como: Betty Wright, Benny Latimore, Timmy Thomas e Little Beaver. Também trabalhou com os artistas contemporâneos Angie Stone e The Roots.
O primeiro single de sua carreria foi Fell in Love with a Boy, uma regravação da música Fell in Love with a Girl do The White Stripes, alcançou o top 20 da parada de singles britânica. O segundo single, Super Duper Love, também alcançou o top 20.
Após conseguir aclamação crítica por The Soul Sessions, Stone gravou seu segundo álbum, Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma), lançado em 28 de Setembro de 2004, dessa vez composto de músicas originais. Ele provou ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns britânica (quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, antes pertencente a Avril Lavigne).
Em 9 de Fevereiro de 2005, Stone foi indicada a três Brit Awards, dos quais ganhou dois – Artista Solo Feminina Britânica e Artista Britânica de Música Urbana. Também foi indicada a três Grammy Awards no mesmo ano – Melhor Artista Revelação, Melhor Performance Vocal Feminina de Pop por You Had Me e Melhor Álbum Vocal de Pop por Mind, Body & Soul –, onde ela cantou descalça no palco com a cantora de rock Melissa Etheridge, em tributo à cantora de blues-rock Janis Joplin. Sua performance de Cry Baby/Piece of My Heart foi lançada como single e, graças à grande quantidade de downloads digitais, tornou-se seu primeiro single a entrar na Billboard Hot 100, ao alcançar o número trinta de dois na parada.
Em Fevereiro de 2006 participou de um medlley com os sucessos do cantor Sly Stone, líder da banda Sly & the Family Stone ao lado de John Legend e Van Hunt. Essa performance rendeu a ela em 2007 o seu 1º Grammy Award de Melhor Perfromance R&B por Dupla ou Grupo.
O terceiro álbum de Stone, Introducing Joss Stone (Apresentando Joss Stone) foi lançado em Março de 2007, incluindo produção por Raphael Saadiq e colaborações com Lauryn Hill e Common. Trazendo uma roupagem totalemente nova unindo pitadas urbanas com o clássico soul.
Em 2009 Joss lançou “Colour Me Free”. Este quarto álbum foi o mais polêmico devido ao fato de como foi produzido: Joss citou em várias entrevistas, “Um dia acordei e decidi, ‘hoje eu quero fazer um álbum’,” E assim, ela fez o álbum independente e só depois mostrou à gravadora EMI. Segundo entrevistas, Joss revelou que eles ficaram agitados e não queriam lançar o álbum dizendo que ela tinha que cantar o que eles quisessem. Ela, claro, não aceitou e lutou até o fim e conseguindo lançar. Atualmente Joss Stone está independente e feliz com sua liberdade de criação.
Capa do CD
01 Change (Vinnie Jones Intro)
02 Girl They Won’t Believe It
03 Headturner
04 Tell Me ‘Bout It
05 Tell Me What We’re Gonna Do Now
06 Put Your Hands On Me
07 Music
08 Arms Of My Baby
09 Bad Habit
10 Proper Nice
11 Bruised But Not Broken
12 Baby Baby Baby
13 What We’re We Thinking
14 Music Outro
Nenhum comentário:
Postar um comentário