quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ray Charles - "Ray Charles, Genius Loves Company"

Ray Charles é considerado, após um flerte com o country, o criador da soul music, um estilo musical que mistura o gospel da igreja negra, a sensualidade do blues e jazz. Representante da essência da música negra de seu país, Ray Charles Robinson nasceu em Albany, no estado da Geórgia. 
 
De uma família humilde, teve uma infeliz infância e adolescência, um glaucoma o deixou cego aos sete anos, o que não o impediu de descobrir suas habilidades musicais. Matriculado em uma escola para surdos e cegos, tornou-se exímio pianista e chegou a aprender também sax alto, órgão, trompete e clarinete. 
 
Sua mãe Aretha Robinson foi a responsável por moldar a personalidade conquistadora do filho, a quem ensinou não depender da ajuda de ninguém por causa da cegueira.

Ray Charles decidiu ir para a Flórida em busca de emprego como músico em 1947, e fez sua primeira gravação em 1948, intitulada ‘Confession Blues’. Negro, cego, viciado em heroína que experimentou pela primeira vez no encontro casual com Quincy Jones, e dono de muitas amantes fora do casamento, Ray Charles não é o que se poderia considerar um modelo perfeito a ser enaltecido. 
 
Com as letras tão ousadas quanto as suas misturas musicais, algumas rádios evitavam reproduzir as canções do cantor nas décadas de 50 e 60, alegando que suas músicas estimulavam a sensualidade. Ray Charles, que oscilava entre o estilo de Nat King Cole e o de James Brown, demorou a descobrir o seu próprio jeito de tocar e cantar e quando o fez se tornou a figura carismática e forte que entrava no palco com grandes óculos escuros, canções dançantes e energia quase irracional. 
 
Ray Charles fez fama recriando, de forma original, sucessos alheios como ‘Georgia on My Mind’, de Hoagy Carmichael, que em 79 foi decretada como o hino oficial da Geórgia, e também pelas versões que fez para músicas dos ‘Beatles’, como ‘Eleanor Rugby’ e ‘Yesterday’. 
 
Ray Charles morreu em 2004, vítima de problemas hepáticos. Com seu talento, paixão e energia inigualáveis, chamado de ‘gênio’ por Frank Sinatra, cativou e continua cativando gerações e gerações de admiradores.

Curiosidades
Faleceu na idade de 73 anos, às 11h35 no dia 10 de junho de 2004 em sua casa de Beverly Hills, onde estava com seus familiares, vítima de uma doença no fígado. Foi enterrado no Cemitério Inglewood Park, localizado em Los Angeles na Califórnia.

Capa do CD
 
 
Tracklist
 
01. Here We Go Again (with Norah Jones) 

02. Sweet Potato Pie (with James Taylor) 
03. You Don't Know Me (with Diana Krall) 
04. Sorry Seems To Be The Hardest Word (with Elton John) 
05. Fever (with Natalie Cole) 
06. Do I Ever Cross your Mind? (with Bonnie Raitt) 
07. It Was A Very Good Year (with Willie Nelson) 
08. Hey Girl (with Michael McDonald) 
09. Sinner's Prayer (with B.B. King) 
10. Heaven Help Us All (with Gladys Knight) 
11. Over The Rainbow (with Johnny Mathis) 
12. Crazy Love (with Van Morrison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário